BUSCA POR MATÉRIAS E PESQUISAS

sábado, 15 de janeiro de 2011

CUT E FETAM/SP. Participam de reunião para ajuda as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro

UTILIDADE PÚBLICA

Prefeitura de Ribeirão Preto realiza ação de captação de recursos para as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro

Prioridades são alimentos não perecíveis, especialmente leite em pó, materiais de limpeza e higiene pessoal

Reunião na Sede da Guarda Civil Municipal definiu ação de ajuda humanitária às vitimas das inundações

e desmoronamentos no Rio de Janeiro

Buscando o apoio às vítimas do maior desastre natural em número de mortos no país, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Guarda Civil Municipal, tem se mobilizado para realizar ações de arrecadação de itens de primeira necessidade, destinados às cidades afetadas pelas inundações e desmoronamentos, no Estado do Rio de Janeiro. Na tarde desta sexta-feira, dia 14, uma reunião com representantes dos órgãos envolvidos, definiu os detalhes para a realização da campanha de ajuda humanitária, que segue até o próximo dia 19.
A ação, que busca a integração entre poder público, privado e sociedade civil, visa a arrecadação de alimentos não perecíveis, especialmente leite, fraldas descartáveis, materiais de limpeza e higiene pessoal e também ração animal que serão repassados à Defesa Civil das cidades atingidas pelas fortes chuvas, que neste momento realiza a triagem dos produtos às famílias vitimizadas.
As doações podem ser feitas na sede do Fundo Social de Solidariedade, Postos da Polícia Militar, Delegacias da Policia Civil e Guarda Civil Municipal, Banco de Alimentos, ACI, Secretaria de Assistência Social, Câmara Municipal, Administrações Regionais, Bombeiros, Centro de Inclusão Digital do Ribeirão Jovem ou diretamente no Hangar do Aeroclube de Ribeirão Preto. “O objetivo é atender o maior número de famílias possível”, destaca o superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares, em relação a milhares de famílias que se encontram em situação de risco social. “É fundamental que a população se sensibilize com esta situação e possa contribuir”, destaca.
Ajuda Humanitária – Neste sábado, das 9 às 11, equipes da Guarda Civil Municipal e Ribeirão Jovem estarão com posto de arrecadação na Praça XI de Agosto na rua César Brigatto com a rua José Aissun, no Castelo Branco. Na ação as equipes realizarão abordagens nas casas de porta em porta.

A Prefeitura de Ribeirão Preto tem realizado, em diversos momentos, ações de ajuda humanitária, como a campanha de arrecadação para as vítimas das enchentes de Niterói, em 2010; doação de materiais hospitalares e odontológicos, por meio do projeto “Voluntários do Sertão”, para a cidade de Caeté, no interior da Bahia, Campanha do Agasalho, entre outras.

Para Alexandre Pastova que representou a FETAM/SP e a Central Unica dos Trabalhadores na reunião, é de suma importância o apoio de todas as forças vivas da sociedade, para que a ajuda aos trabalhadores e trabalhadoras do Rio de Janeiro tenha um pouco de dignidade neste momento trágico em suas vidas. Nossos companheiras e companheiros como sempre poderá contar como a maior Central Sindical do Brasil. Conseguimos do Ministro Carlos Lupi a autorização pra que os trabalhadores das cidades reconhecidas pelo Ministério da Integração Nacional como em estado de calamidade pública possam sacar o valor equivalente a até dez salários mínimos da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O valor atual é de R$ 4.650, que poderá ser elevado para R$ 5.400.

Trabalho conjunto com secretarias municipais mantém equipes preparadas para atender a população em casos de ocorrências emergenciais

Guarda Civil Municipal em Ação

Atendendo determinação da prefeita Dárcy Vera, os órgãos e secretarias municipais (Infraestrutura, Casa Civil, Assistência Social, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Transerp, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros) que atuam conjuntamente nas ações na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), estão mantendo regularmente, equipes preparadas, neste período de chuvas, para atender a população em casos de ocorrências emergenciais.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura atende as emergências pelo telefone 3968-8650 para os casos de enchentes, quedas de barreiras ou pontes nas estradas de rodagem do município. Nos casos de necessidade de podas de árvores e recolhimentos de entulhos e galhos, a Coordenadoria de Limpeza Urbana atende pelo telefone 3968-8663.
O atendimento direto às famílias é feito pelas equipes da Assistência Social, pelo telefone 161. As ocorrências que dependem da atuação da Transerp, quanto à manutenção semafórica, sinalização de ruas e avenidas e demais orientações devem ser feitas no telefone 3934-9543 ou 3934-9589.
A Guarda Civil Municipal se encarrega de todo trabalho de socorro e segurança à população atingida, atendendo as emergências pelo telefone 3632-4747. Paralelamente ao trabalho da Guarda está o do Corpo de Bombeiros que atua em todas as ações de socorro, atendendo a população pelo número 193.
A Coordenadoria de Defesa Civil atende em regime de plantão 24 horas e pode ser acionada em casos de enchentes, calamidades ou desabamentos, pelo telefone 199.
Segundo André Luiz Tavares, coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a COMDEC está preparada para agir dividindo suas ações em prevenção, socorro, assistência e recuperação destinadas a evitar ou minimizar os desastres e restabelecer a normalidade social. “Nosso trabalho acontece antes, durante e após a ocorrência de alguma situação de calamidade ou catástrofe natural”, explica Tavares.
Vale ressaltar que o trabalho conjunto da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil com as secretarias municipais envolve ainda o Fundo Social de Solidariedade, secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Esporte, Obras, Planejamento e Negócios Jurídicos; além, dos setores de Comunicação Social, Daerp, Câmara Municipal, Poder Judiciário, OAB, e outras entidades.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Social de Ribeirão Preto

Saudações



André Luiz Tavares
Superintendente

Guarda Civil Municipal-RP

Acompanhe o dia a dia do Superintendente da GCM-RP acessando: http://twitter.com/GCMAndreTavares
Site oficial da GCM-RP: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/guarda/i23principal.php
Meu blog: http://gcmandretavares.blogspot.com/

Nenhum comentário: